AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
O que é Avaliação Neuropsicológica?
A Neuropsicologia é um campo de conhecimento que estuda a relação entre o funcionamento do cérebro e o comportamento humano. Ela se apoia, principalmente, em conhecimentos da neurociência e da psicologia, buscando contribuir para a identificação e tratamento de alterações cognitivas e comportamentais.
A Avaliação Neuropsicológica é um processo de investigação detalhada que visa avaliar as funções cognitivas, como por exemplo, atenção, memória, percepção, funções executivas, linguagem, entre outras. Além disso, é considerado o histórico clínico, as habilidades cognitivas, sociais e emocionais da pessoa. A partir do perfil neuropsicológico do paciente, é possível realizar o planejamento de intervenções e estratégias para reabilitação e tratamento das dificuldades apresentadas, auxiliando no diagnóstico e no planejamento do tratamento de forma mais eficiente.
Como é realizada a Avaliação Neuropsicológica?
A avaliação é realizada por meio de uma bateria de testes neuropsicológicos, questionários e procedimentos padronizados, além de entrevistas e observação clínica. Todo o processo é apropriado de acordo com a idade e perfil de cada paciente, por meio do qual é possível analisar detalhadamente a relação entre o comportamento do indivíduo e o seu funcionamento cerebral.
A quantidade de sessões irá depender de cada pessoa e dos conteúdos avaliados. Ao final do processo, é emitido um laudo neuropsicológico, que consiste em um documento com os resultados da avaliação. Este documento contém a síntese dos resultados encontrados, com encaminhamentos e orientações pertinentes ao caso.
Quando é indicado fazer uma Avaliação Neuropsicológica?
A Avaliação Neuropsicológica é indicada, principalmente, quando há suspeita diagnóstica de transtornos psiquiátricos ou do neurodesenvolvimento, como por exemplo:
- Transtornos de Aprendizagem;
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
- Transtornos do Humor;
- Transtornos de Ansiedade;
- Deficiência Intelectual;
- Transtorno do Espectro Autista;
- Atrasos ou alterações no desenvolvimento;
- Alterações Comportamentais e sociais.
REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
O que é Reabilitação Neuropsicológica?
Trata-se de um processo interativo que envolve paciente, terapeuta e familiares que atuam em conjunto no tratamento a fim de superar, reduzir ou compensar alterações cognitivas e de comportamento decorrentes de disfunções cerebrais.
A Reabilitação Neuropsicológica auxilia na aquisição e no desenvolvimento de habilidades que ainda não foram desenvolvidas pelo indivíduo ou que se encontram abaixo do esperado frente às demandas do ambiente, visando adaptar o paciente ao seu melhor nível de funcionamento psicossocial.
Como é realizada?
As intervenções são realizadas através de um conjunto de técnicas e estratégias planejadas que buscam estimular os processos cognitivos, (percepção, atenção, memória, aprendizagem, etc) com a finalidade de impulsioná-los e potencializá-los. Isso é feito para desenvolver as potencialidades e minimizar dificuldades, criando situações que permitam aos pacientes se tornarem o mais independentes possível nas atividades do dia a dia.
Quando é indicada?
- Pessoas com algum tipo de disfunção ou lesão cerebral;
- Problemas de orientação;
- Distúrbios de atenção e concentração;
- Distúrbios de percepção visuoespacial;
- Distúrbios de memória;
- Distúrbios de linguagem;
- Lentidão no processamento de informações;
- Dificuldades de raciocínio lógico, de planejamento e de julgamento;
- Distúrbios do Comportamento;
- Isolamento e afastamento social.