Skip to main content

Psicoterapia

Ao longo do desenvolvimento infantojuvenil, é natural a ocorrência de fatores que desencadeiam maiores dificuldades emocionais ou comportamentais, que geralmente, são expressas através de alterações de condutas, como agressividade, isolamento, alterações de apetite ou sono, dificuldades escolares, dificuldades nas relações interpessoais, entre outros, afetando sua convivência social, familiar e desempenho escolar. 

O trabalho de Psicoterapia busca compreender as causas e aspectos de vida que possam estar relacionados com as dificuldades apresentadas, por meio de estratégias e técnicas apropriadas para cada caso, que permitem maior compreensão, diminuição das dificuldades comportamentais e emocionais, e uma significativa melhora de seu comportamento, comunicação e relacionamento social e familiar.

Atendemos variadas demandas e faixas etárias, com profissionais especializados e preparados para recebê-los.

Terapia Cognitivo Comportamental

A TCC é uma abordagem em psicoterapia que busca identificar padrões mal adaptativos ou disfuncionais de pensamentos, comportamentos, crenças e hábitos que estão na origem das dificuldades apresentadas. 

É considerada uma abordagem diretiva e baseia-se na formulação do caso em contínuo desenvolvimento. Requer aliança terapêutica segura, orientada por metas e focada em soluções de problemas, enfatizando a prevenção de recaída. Tem como objetivo observar fatores desencadeantes, entender a funcionalidade e planejar o tratamento junto com o paciente. Pode ser trabalhada com crianças, adolescentes ou adultos, com adaptações e estratégias específicas para cada caso. 

Orientação parental

A orientação parental visa auxiliar no processo de relacionamento e educação de crianças e adolescentes, buscando construir junto com a família possibilidades e caminhos que podem ser seguidos para melhorar a forma de lidar com diferentes tipos de situação e auxiliar os pais nos manejos e na tomada de decisões relacionadas às diferentes etapas do desenvolvimento dos filhos. 

Além de tirar dúvidas e esclarecer quanto ao tratamento realizado, as sessões de orientação de pais visam oferecer apoio e caminhos para que o processo terapêutico tenha continuidade em casa. 

A educação dos filhos sem dúvidas é uma tarefa bastante desafiadora, contudo, em meio a relações complexas e dificuldades, é possível construir laços enriquecedores por meio de uma educação baseada na firmeza e no amor, buscando o melhor desenvolvimento para seus filhos.